Acidente do Trabalho - Conheça os seus direitos e saiba o que lhe é devido.

11/03/2024

Acidente do Trabalho - conheça os seus direitos e saiba o que lhe é devido

Muito se fala da importância da prevenção quanto à ocorrência de acidentes do trabalho, porém, quando estes acontecem, quais são os direitos do trabalhador? O que o trabalhador deve receber em caso de acidente do trabalho?

Pensando nisto, trouxemos este artigo, explicando o é um acidente do trabalho e contando quais os principais direitos dos trabalhadores quando estes sofrem algum tipo de acidente do trabalho.

Siga a leitura! 

 

O que é um acidente do trabalho? 

Acidente do trabalho é quando o trabalhador, no exercício de sua atividade profissional sofre algum tipo de lesão corporal ou perturbação à sua saúde física ou mental.

Também são equiparadas a acidente do trabalho as doenças, físicas ou mentais, que aparecem pela atividade realizada pelo trabalhador.

 

Quais os principais direitos de quem sofre um acidente do trabalho? 

Dentre os principais direitos daquele que sofre um acidente do trabalho, podemos citar que é devido ao trabalhador: o pagamento de indenização por danos morais; pagamento dos salários em relação ao período parado; pagamento de pensão pela redução da capacidade de trabalho; ressarcimento pelos gastos decorrentes do acidente (hospital, médicos, exames, medicamentos e etc); pagamento de indenização por eventual prejuízo estético.

Também, o trabalhador tem direito à estabilidade pelo prazo de 12 meses a partir do retorno do INSS.

A Teiga Advogados está à disposição para esclarecer maiores dúvidas.

A Teiga Advogados é um escritório de advocacia com ampla experiência na defesa dos direitos dos trabalhadores, ajudando há mais de 15 anos os trabalhadores na busca dos seus direitos.

 

Gostou do conteúdo?

Então lembre-se de compartilhar esse artigo para que outras pessoas fiquem por dentro dos principais direitos dos trabalhadores que sofrem acidente do trabalho, podendo assim buscar aquilo que lhes é devido.