Saiba mais sobre os Exames Admissionais, Demissionais e Periódicos

11/04/2023

Os exames admissionais, demissionais e periódicos são exames que a empresa deve fazer obrigatoriamente em seus funcionários, independentemente do segmento da empresa no mercado. Estes exames visam diagnosticar a situação de saúde dos trabalhadores, detectando possíveis patologias que venham limitá-los ou impedi-los de exercerem suas atividades diárias, laborais e pessoais. Ademais, quem deverá arcar com os custos dos exames é a própria empresa.

O exame admissional é feito quando da contratação do empregado. É nessa fase que a empresa adquire conhecimento acerca da saúde física e mental do trabalhador que está sendo contratado, devendo ocorrer uma avaliação completa da saúde do mesmo. Caso o profissional seja aprovado, receberá um atestado de aptidão para desempenhar a atividade para a qual foi contratado.

Entretanto, se o empregado for demitido, obrigatoriamente deverá realizar o exame demissional. Ele visa garantir que o trabalhador não tenha contraído nenhuma doença durante o tempo em que laborou para a empresa. A única exceção para não ser realizado o exame demissional será no caso de o empregado ter realizado exame periódico em prazo não superior a 90 dias.

Em relação aos exames periódicos, as empresas deverão realizá-los a cada dois anos, com aqueles trabalhadores que possuam idade entre 18 e 45 anos. Já aqueles empregados que tenham mais de 45 anos, deveram fazê-lo anualmente. Em relação aos empregados que laboram expostos a riscos, os mesmos deverão realizar estes exames com maior frequência e com menor espaçamento de tempo.

Dessa forma, tomando os cuidados necessários, a empresa garantirá a tranquilidade quanto ao cumprimento das normas, bem como reduzirá consideravelmente as ocorrências de doenças ocupacionais ou acidentes do trabalho.