QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A FAZER A 1ª VIA DA CARTEIRA DE TRABALHO?

07/12/2023

A Carteira de Trabalho e previdência social é o documento responsável por registrar toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT. Ela informa a data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego, sendo possível garantir a aposentadoria, o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A Carteira de Trabalho poderá ser emitida para brasileiros natos ou naturalizados, e também para estrangeiros através da Carteira de Trabalho para Estrangeiros, sendo emitida nas sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, na Gerência Regional do Trabalho, nos postos de atendimento ao trabalhador (PAT) dos municípios.

Os documentos necessários para tirar a 1ª via da Carteira de Trabalho são: Comprovante de residência com CEP (pode ser uma conta de luz, telefone, etc); Documento de Identidade original (RG, CNH); CPF; Comprovação de estado civil (Certidão de Nascimento, para solteiros ou Certidão de casamento, para solicitante casado, com a devida averbação).

É gratuita sua expedição e o prazo para entrega varia, havendo locais onde a entrega é imediata. Em outros locais o cidadão deverá voltar dias após a solicitação e retirar a CTPS apresentando o protocolo e documento de identidade!